Brecha no sistema permitiu ver antes as notas do ENEM 2012

Alguns candidatos tiveram acesso antecipado à nota individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 na tarde desta quinta-feira (27). Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, durante uma janela de entre 20 e 30 minutos, o sistema ficou aberto à consulta individual enquanto os técnicos do MEC faziam o processo de homologação do sistema. De acordo com a assessoria, "alguns alunos", com seu número de inscrição e senha, conseguiram ver a sua nota. Apenas a nota da redação ficou acessível.

Um internauta relatou ao VC no G1 que, ao inserir seus dados pessoais e senha nos campos específicos no site de resultados do Enem, conseguiu ter acesso à sua nota na prova de redação por volta das 14h30 desta quinta. Raul Carvalho Ciarlini, de 18 anos, afirmou ao G1 que um colega de classe de sua irmã avisou os amigos pelo Facebook que havia conseguido acessar sua nota da redação pelo site. Ele e a irmã prestaram o Enem neste ano, apesar de ele já estudar direito na Universidade de Fortaleza (Unifor).

"Ela nem tentou [ver sua nota], estava com medo de ver. Mas eu consegui acessar a minha", disse. Segundo Raul, apesar de o primeiro campo da página não conter a opção 2012 (o meno só indica ter as notas dos exames de 2009, 2010 e 2011), ele diz que, ao inserir seus dados do Enem deste ano nos campos seguintes, conseguiu acesso à página de resultados. Segundo ele, todas as notas das provas objetivas estavam zerados, menos a da redação. "Eu e mais umas duas pessoas conseguimos ver, não sei se é a nota verdadeira."

Isso ocorreu, de acordo com o ministério, enquanto as notas eram carregadas no sistema. Mas, ainda segundo o MEC, o acesso já foi fechado e o resultado só estará disponível para consulta individual a partir da manhã de sexta-feira (28). Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário