Fuvest 2012: Mais de 5 mil candidatos ainda podem disputar 338 vagas para a USP

O MPF-DF (Ministério Público Federal no Distrito Federal) abriu nesta quarta-feira (21) um inquérito civil público para apurar irregularidades em um trote ocorrido na UnB (Universidade de Brasília). Segundo uma representação apresentada por associações de pais e alunos, até uma arma de choque teria sido usada na recepção aos calouros.

A representação cita, além da suposta arma de choque, o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos novos alunos. Alguns deles seriam menores de idade. O trote teria ocorrido do lado da FT (Faculdade de Tecnologia) da UnB, local que concentra os cursos de engenharia da instituição.

O Ministério Público decidiu pela abertura após uma conversa com a direção da instituição. A UnB, segundo o órgão, se comprometeu a enviar o resultado de uma reunião do Conselho Universitário que pode proibir trotes considerados desumanos ou degradantes.

A universidade tem um histórico de trotes violentos, como ocorreu ano passado no curso de agronomia. A reitoria da UnB já se posicionou contra esse tipo de recepção.

Fonte: UOL

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta quinta-feira (22) a relação de vagas disponíveis para a segunda etapa do processo de reescolha do vestibular 2012 para a USP (Universidade de São Paulo) e a lista dos 5.407 candidatos que ainda podem participar do da seleção. Estão disponíveis 338 vagas em 111 cursos. Confira:

Os candidatos habilitados devem acessar o site da Fuvest entre as 0h do próximo sábado (24) e as 23h59 de segunda-feira (26) e manifestar interesse por até dois cursos de qualquer carreira, independente da opção escolhida no momento da inscrição.

A nota final para o processo de reescolha não levará em conta a terceira prova da segunda fase. A classificação será feita pela média aritmética da nota da 1ª fase e das notas das duas primeiras provas da 2ª fase.

A quinta chamada, para a USP, será publicada às 14h do dia no dia 27 de março e selecionará apenas os candidatos que tenham participado da segunda etapa do processo de reescolha. A matrícula poderá ser realizada nos dias 28 e 29 do mesmo mês.

O processo de reescolha é uma das novidades do vestibular da Fuvest anunciadas em junho do ano passado.

Confira quem não poderá participar da reescolha:

  • Candidatos matriculados em decorrência da 1ª, 2ª ou 3ª chamada, mesmo que em opção de curso que não a primeira manifestada no processo de inscrição (opções de matrícula [S] – Satisfeito ou [M] – Matriculado);
  • candidatos que, após a matrícula, efetuaram seu cancelamento, desistindo da vaga obtida no vestibular;
  • candidatos eliminados ou desclassificados do vestibular, ressalvado o caso dos candidatos de carreiras com provas de habilidades específicas que tenham sido eliminados exclusivamente por essas provas;
  • candidatos treineiros.

O curso de medicina da Santa Casa de São Paulo não participará da reescolha. Haverá uma lista de espera exclusivamente para essas vagas.

Como foram as provas do vestibular 2012

As provas aconteceram em duas fases: a primeira foi no dia 27 de novembro de 2011. Os selecionados para a segunda etapa responderam questões dissertativas e fizeram redação nos dias 8, 9 e 10 de janeiro deste ano.

>.

dizem-professores.jhtm">poderiam ser interdisciplinares, mas não foram na opinião dos professores ouvidos pelo UOL. Já o terceiro e último dia, em que os inscritos fizeram questões de disciplinas específicas relacionadas à carreira, trouxe dificuldade aos candidatos por apresentar uma prova difícil e abrangente, segundo os cursinhos.

As informaçoes foram fornecidas pela instituiçao e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário