Herpes

Herpes, denominação genérica de vários tipos de erupções cutâneas, causadas principalmente pelo vírus do herpes simples e o vírus da varicela-zoster. Outros herpesvírus importantes são o vírus de Epstein-Barr, causador da mononucleose infecciosa, e o citomegalovírus, que pode provocar anomalias congênitas.

2.HERPES SIMPLES

Conhecem-se dois tipos. O vírus do herpes tipo I causa bolhas febris, um tipo de erupção que geralmente ocorre em várias doenças infecciosas febris (resfriados, gripe, pneumonia). As bolhas aparecem ao redor dos lábios e na boca (chama-se também herpes labial). O herpes simples tipo II é o herpes genital. É uma doença sexualmente transmissível de importância crescente. Inicia-se com um prurido local moderado, seguido da erupção progressiva de vesículas.

3.HERPES-ZOSTER

Recorrência do vírus da varicela-zoster, que não foi erradicado, em sua totalidade, pelo sistema imunológico durante a varicela (catapora) infantil e ficou oculto nos gânglios nervosos. Em situações de imunodeficiência, o vírus se reativa. A pele inervada pelo nervo que contém o vírus sofre uma erupção de vesículas, acompanhada de dor forte e alterações da sensibilidade. A dor provocada pelo herpes zóster pode ser intensa e durar várias semanas. Após a recuperação, é possível persistir uma nevralgia na área afetada.

0 comentários:

Postar um comentário