Estações do ano

   A terra é como um pião girando ao redor do Sol. Esse pião se inclina em sua órbita, sempre para o mesmo lado, percorrendo sempre o mesmo caminho. Um volta completa demora 365,26 dias - um ano inteiro. Quando a Terra está em um dos lados do Sol, a inclinação faz com que o hemisfério Norte fique mais próximo dele. Seis meses mais tarde, quando a Terra está no outro lado do Sol, é o hemisfério Sul que mais se aproxima da nossa fonte de luz. No hemisfério inclinado, qualquer que seja ele, o Sol sobe alto no céu e os dias são longos e quentes: é o verão. No outro hemisfério, mais distante, o Sol se levanta pouco no céu e os dias são curtos e mais frios: é o inverno.
O ângulo da Terra
   A Terra se inclina em um ângulo de 23,5° e gira ao redor de um linha imaginária que vai do pólo norte ao sul. Dependendo da época do ano, um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, e, portanto, mais calor. As mudanças de temperatura no ano marcam as estações do ano.

O sol da meia-noite
   Perto dos pólos, o Sol não se põe por vários meses durante o verão. Devido à inclinação da Terra, em países como a Finlândia, há luz do dia durante 24 horas. Essas áreas são chamadas "terras do Sol da meia-noite". Enquanto um pólo tem luz do dia constante, a outra é envolvida no escuro do inverno, onde o Sol nunca se levanta.

As quatro estações do ano
   Dependendo da época do ano, o Sol se inclina em direção a Terra. Sendo assim, teremos duas estações bem definidas como: Verão e inverno. As outras duas estações que antecedem são chamadas de transitórias. Assim teremos:
- Primavera (setembro à dezembro)
- Verão (dezembro à março)
- Outono (março à julho)
- Inverno (julho à setembro)

0 comentários:

Postar um comentário