Esgoto

Numa primeira etapa , o esgoto passa por um gradeado, que retém as partículas de maior tamanho ( lixo que sempre está misturado ao esgoto). Depois o líquido vai para tanques de decantação , os decantadores primários. No seu fundo forma-se um lodo rico em matéria orgânica , que é transferido para os digestores. Nos digestores , os micro organismos decompõe o lodo , produzindo gás metano e um resíduo sólido que é um ótimo adubo. O gás metano é um combustível cuja queima pode produzir energia.
            A água que sobra dos decantadores é filtrada e levada para as lagoas de estabilização para ser oxigenada. A oxigenação é realizada principalmente por minúsculos vegetais , as algas. Além de oxigênio, as algas geram também nutrientes que podem enriquecer o solo.
            Encerradas essas etapas , a água já está muito mais limpa , pronta para ser lançadas nos rios. Como ela é rica em nutrientes , pode ser útil na irrigação agrícola.


DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA POLUIDA

*COLERA: É uma doença grave causada por uma bactéria chamada vibrião colérico. Ela se instala no intestino e provoca intensas diarréias. Com a grande perda de água , a morte por desidratação pode ocorrer em poucas horas. Por isso o doente deve ser levado logo a um hospital , para receber soro e antibióticos.

*FEBRE TIFÓIDE: Causada por uma bactéria presente nas fezes e na urina dos doentes , também pode ser transmitidas pelas moscas , que carregam  a bactéria em suas patas. Provoca diarréia , febre intermitente , dores de cabeça , abatimento , tosse , catarro e ressecamento na língua. Também pode ocorrer sangramentos intestinais.

*AMEBÍASE:  O agente responsável é a ameba , um protozoário. Causa diarréias em conseqüência de feridas que provoca nos intestinos. Pode levar a complicações como feridas nos pulmões e no cérebro.

*HEPATITE:   A Hepatite pode ter varias causas. Uma delas é um ataque de um vírus semelhante ao da Aids , também transmitidos por agulhas contaminadas e relações sexuais. Atinge principalmente o fígado , provocando anemia. A pessoa anêmica fica pálida , fraca e com o fundo dos olhos amarelados. Também surgem as dores de barriga e de cabeça , a falta de apetite e enjôo.

0 comentários:

Postar um comentário