"Gás" dos candidatos diminui no segundo dia de prova da segunda fase da Unicamp

Depois de uma maratona de vestibulares na tentativa de conquistar uma vaga em uma universidade pública, os candidatos ouvidos pelo UOL afirmam que o "gás está diminuindo" nessa reta final de exames.

Veja fotos da 2ª fase da Unicamp 2012
Veja Álbum de fotos

Segundo Fernanda Nery, 19, depois de fazer as provas da Unesp e da Fuvest, para o curso de veterinária, e a primeira fase da Unicamp, para o curso de farmácia, "agora nesse finalzinho o gás vai acabando, vai dando uma diminuída no ritmo". Apesar do cansaço, Fernanda ressalta que irá tentar dar o seu melhor na prova de hoje, "cursinho nunca mais".

Caio bertolo, 19, tenta uma vaga no curso de engenharia mecânica e não vê a hora da segunda fase terminar. "Meu gás está menor, estudei agora no período após as festas de fim de ano. Mas, graças a Deus, amanhã termina!"

Diogo antelo, 19, também presta o vestibular para engenharia mecânica. De acordo com o candidato, seu ritmo diminuiu, mas não relaxou totalmente. "Amanhã estou de férias. Vou direto para praia depois da prova. Agora é descansar finalmente", diz.

Luma navas, 17, também pertence ao time dos candidatos que já se sentem cansados de tantos exames: "Meu ritmo diminuiu um pouco, mas também depois de tanto vestibular... Minha ansiedade só aumentou".

Por outro lado, Henrique contarelli, 20, tenta uma vaga no curso de economia e acredita que nessa reta final seu ânimo aumentou. "A vontade é muito grande. Acho que chega no fim e não podemos deixar o rendimento cair. É agora ou é agora".

Segunda fase

Os exames começara ontem (15) e vão até amanhã (17). Em cada dia de prova, os candidatos deverão responder 24 questões dissertativas. Veja o que será cobrado:

Dia Prova
15/1 Prova de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa e prova de matemática
16/1 Prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa
17/1 Prova de ciências da natureza

As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 6 de fevereiro. A matrícula está marcada para o dia 9 do mesmo mês. Outras informações sobre as provas podem ser conferidas no manual do candidato.

Correção do 1º dia

Os professores do Curso e Colégio Objetivo fizeram a correção comentada das provas de português e matemática da segunda fase do vestibular da Unicamp neste domingo (15). Confira:


Cansativa, mas não estava difícil

Os primeiros candidatos a sair classificaram a prova deste domingo (15) como "cansativa", "longa", mas não a consideraram difícil. Para os vestibulandos ouvidos pelo UOL, o nível de dificuldade das questões era "médio". Mais de 16 mil eram esperados para a segunda fase do vestibular 2012 da Unicamp.

"Achei a prova bem cansativa e longa, porque são 24 questões [todas dissertativas], mas não estava muito difícil", opina Bruno Durso, 18, que concorre a uma vaga de economia. "O foco da prova de português foi literatura e pouca gramática."

Antes do início do exame, os vestibulandos já reclamavam da maratona de provas. Assim que a segunda fase terminar, eles pretendem descansar -- com a família ou com os amigos, na balada.

Para Keytyane Verônica da Silva Mendes, 18, a sensação nesta última prova é de cansaço: "É muito esgotante. Você fica muito ansioso também, porque vem se dedicando o ano inteiro. Vou terminar aqui na terça-feira, descanso na quarta e na quinta tem matrícula do Sisu. Depois, se tiver sol vou para praia ou vou ficar em casa assistindo filme e curtindo a família".

Quem também não vê a hora de chegar a terça-feira é Mário Garutti, 18, que pretende entrar no curso de física. "Estou sentindo muito alívio por estar no fim [dos vestibulares]. Quando acabar, acho que vou para uma balada, para tirar o estresse de uma vez. Querendo ou não, você perde sua vida social em ano de vestibular", afirmou.



Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário