Candidatos precisam levar foto 3x4 para segunda fase da Fuvest 2012 amanhã

A segunda fase do vestibular 2012 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, começa neste domingo (8) e vai até terça-feira (10). No primeiro dia do exame, os candidatos precisam levar uma foto 3x4 recente.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Foram convocados 31.503 candidatos. O UOL Vestibular terá a resolução comentada de todas as questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h de cada dia de prova.

É importante consultar o local de realização do exame no site da Fuvest, pois ele pode ser diferente do endereço da primeira fase. Também é recomendado que os estudantes visitem o local neste sábado, a partir de 10h, quando as listas de candidatos já estarão afixadas.

Esta etapa terá três provas de caráter analítico-expositivo. Confira no quadro o que será cobrado em cada dia:

Data Provas Quantidade
8/1 - domingo Português e redação 10 questões e uma redação
9/1 - segunda-feira História, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês
Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina
16 questões
10/1 - terça-feira Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida 12 questões

Em todos os dias de prova, será preciso apresentar o original do documento de identidade. As respostas deverão ser feitas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Também é permitido levar lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas do terceiro dia que contenham questões de matemática, será liberado o uso de esquadros, transferidor e compasso.

O uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto é proibido. Nos três dias, os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir das 15h.

Entre os dias 11 e 13 deste mês acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada. A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Primeira fase

Na primeira fase do vestibular, que aconteceu no dia 28 de novembro, um em cada dez inscritos não compareceu ao exame: a taxa de abstenção ficou em 9,95%. Dos 146.892 inscritos, 14.621 não compareceram.

No ano passado, o índice foi menor: 7,79%. As maiores taxas de abstenção foram registradas em Presidente Prudente (14,5%), Marília (12,72%) e Sorocaba (12,48%). As menores, em São José dos Campos (7,34%), Piracicaba (8,06%) e Jundiaí (8,53%). A Grande São Paulo registrou 9,74% de faltosos.

Nesta etapa, os candidatos fizeram 90 questões de multipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares.

Questão anulada

A Fuvest anulou a questão V –62 da primeira fase do vestibular 2012. A prova da primeira fase terá 89 questões, segundo informações da instituição. Segundo nota divulgada, a anulação ocorreu "devido a uma imprecisão na formulação do enunciado da questão".

Nas outras versões, a mesma questão aparece como K – 05, Q – 37, X – 73, Z – 51.

Concorrência

O curso de Engenharia Civil em São Carlos é o mais concorrido no vestibular Fuvest 2012. A relação é 52,27 candidatos por vaga, seguido por medicina (51,18 c/v) e publicidade e propaganda (47,20 c/v).

A lista com todas as concorrências está disponível aqui. Estão inscritos 146.892 candidatos. Quase 18,8 mil do total (12,8%) são treineiros.

Houve mudança nos primeiros lugares: o primeiro, em 2011, era ocupado pelo curso de medicina, com 49,25 candidatos por vaga.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da Fuvest.

As informaçoes foram fornecidas pela instituiçao e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.



Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário