Redação da Unifesp era sobre variação linguística na educação, dizem estudantes

A proposta de redação do vestibular misto de 2012 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) pedia para os candidatos apresentarem um ponto de vista sobre o uso da variação linguística na educação, segundo os primeiros estudantes a saírem do local de prova em São Paulo. O exame foi aplicado na tarde desta quinta-feira (15).

De acordo com os candidatos, foram apresentados um texto argumentativo e uma charge sobre o assunto. Este material abordaria o caso do livro “Por Uma Vida Melhor”, distribuído por meio do PNLD-EJA (Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos), do MEC (Ministério da Educação), que apresentava “erros” de concordância em uma lição sobre as normas culta e coloquial.

“Basicamente era para falar sobre a substituição da norma culta pela informal nas escolas. Pelo que eu entendi era para se posicionar contra ou a favor do tema”, disse Erica Figueiredo, 20, que tenta uma vaga em medicina.

Atrasada

Andressa Ferreira, 17, tentava medicina, veio de Itapecerica da Serra (SP), mas só chegou às 14h10. Ela diz que pegou trânsito na zona oeste de São Paulo. “Me sinto frustrada, estou bem chateada, e o ano que vem é mais um ano de cursinho”, diz. Ela e a mãe ainda tentaram entrar em contato com alguém da organização pelo interfone do local de prova, mas não tiveram sucesso.

Aline Oliveira, 17, que também queria uma vaga em ciências biológicas, também perdeu o vestibular da Unesp. Ela saiu às 13h do trabalho, mas só chegou às 14h15. Ela diz que precisou fazer três baldeações no metrô e perdeu muito tempo.

"Estou chateada, com raiva por perder o segundo vestibular, mas não vou desistir. Ainda tenho o Enem [para poder tentar uma vaga em outras universidades públicas] e também algumas faculdades particulares que vou prestar", disse.

Exame

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realiza o primeiro dia de provas do sistema misto de seleção do vestibular 2012 nesta quinta, das 14h às 18h. O exame continua amanhã (16). A partir das 19h de cada dia de prova, o UOL Vestibular terá a resolução comentada das questões, feita por professores do Curso e Colégio Objetivo. São esperados 20.737 candidatos.

Hoje, os candidatos fazem a prova de língua portuguesa, língua estrangeira e redação, composta por 45 questões de múltipla escolha (30 questões de língua portuguesa e 15 questões de língua estrangeira) e uma redação. Amanhã acontece a prova de conhecimentos específicos, com 20 questões dissertativas sobre as seguintes disciplinas: biologia (5 questões), química (5 questões), física (5 questões) e matemática (5 questões).

O gabarito da prova de múltipla escolha será publicado às 18h de hoje. A prova dissertativa não terá padrão de resposta divulgado.

A publicação da primeira chamada está prevista para 27 de janeiro de 2012. A matrícula acontecerá em 7 de fevereiro.

Vagas

O sistema misto de seleção utilizará as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 como uma das provas do processo seletivo, compondo um terço de seu valor. Confira no quadro os cursos que fazem parte desse sistema:

Campus Curso Turno /Duração Vagas - sistema universal Vagas - sistema de cotas Vagas - total
Diadema Ciências Ambientais (Bacharelado) Período integral – 8 semestres 45 5 50
Diadema Ciências Biológicas (Bacharelado) Período integral – 8 semestres 45 5 50
Diadema Engenharia Química (Bacharelado) Período integral – 10 semestres 45 5 50
Diadema Engenharia Química (Bacharelado) Período noturno - 12 semestres 45 5 50
São Paulo Ciências Biológicas - modalidade médica (Bacharelado) Período integral - 4 anos 30 3 33
São Paulo Enfermagem (Bacharelado) Período integral - 4 anos 80 8 88
São Paulo Fonoaudiologia (Bacharelado) Período integral - 4 anos 33 3 36
São Paulo Medicina (Bacharelado) Período integral - 6 anos 110 11 121
- - - 433 45 478

* O ingresso para os outros cursos da instituição será feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).

Outras informações podem ser obtidas no edital do vestibular ou pelo site da Unifesp.



Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário