Questões vazaram de pré-teste do Enem 2011

As questões a que alunos de uma escola do Ceará tiveram acesso antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 vazaram do pré-teste aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apurou o UOL Educação nesta quarta-feira (26). O órgão confirma que testes prévios do Enem foram feitos no Colégio Christus em outubro do ano passado.

Os itens deste simulado foram colocados em redes sociais na internet por estudantes na noite de terça-feira (25). Após a divulgação, o MEC (Ministério da Educação) confirmou que pelo menos nove questões eram idênticas às aplicadas no último final de semana.

O governo estuda anular a prova dos mais de 600 alunos do colégio e reaplicá-las em breve. O MEC também anunciou que pediu à Polícia Federal que investigue o suposto vazamento das questões.

Segundo o diretor do colégio, Davi Rocha, “não é possível afirmar” que as questões saíram do banco de questões do MEC, mas que “imagina que tenha”. De acordo com ele, o Christus não teve acesso ao pré-teste, somente estudantes –e que eles podem ter colocado os itens no banco do colégio. Rocha disse que os alunos são “colaboradores” do colégio para a formulação de questões. “Nosso banco de questões é formado por diversos colaboradores” afirmou.

Pré-teste

Para poder montar seu banco de itens do Enem, o Inep aplica pré-testes a alunos do segundo ano do ensino médio e do primeiro ano do superior. É esse teste que consegue dar um parâmetro da dificuldade da questão.Após a aplicação, as questões precisam ser devolvidas ao governo.

O Inep tem controle dos cadernos de pré-teste que são aplicados. O próprio órgão já retirou do banco de itens questões pré-testadas que não foram devolvidas.

Quando elas voltam para o Inep, caem em um banco unificado de questões.



Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário