Candidatos devem visitar local de prova do Enem 2011 nesta sexta; exame começa amanhã

O candidato inscrito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 deve parar os estudos nesta sexta-feira (21) e aproveitar o tempo para visitar o local em que irá realizar a prova, comprar a caneta preta (com tubo transparente) e separar os documentos necessários para o dia do exame.

O primeiro conselho -- do próprio instituto que aplica a prova, o Inep -- é visitar o endereço da prova com antecedência. Assim, é possível estimar o tempo que demora para percorrer o trajeto entre sua casa e a escola. Use serviços na internet que traçam os melhores caminhos, como o UOL Mapas. Informe-se, também, sobre eventos que possam prejudicar o tráfego de veículos nos locais próximos da aplicação do exame.

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo endereço www.sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. Caso não lembre a senha de acesso ao sistema, o Inep disponibilizou um passo a passo para a recuperação de senha.

No sábado (22) e no domingo (23), o Inep recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.
Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.
Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.
Segundo informações disponíveis na página do MEC, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Locais de prova alterados

O MEC informou ontem (19) que 4.606 alunos tiveram os locais de prova do Enem 2011 alterados. Veja a relação:

Número de alunos com locais de prova alterados

Manaus (AM) 1.456
Humaitá (AM) 388
Além Paraíba (MG) 334
Cametá (PA) 224
Paranóa (DF) 512
São Gonçalo do Amarante (CE) 80
Fortaleza (CE) 492
Rio de Janeiro (RJ) 1.120
Total 4.606
O ministério afirmou que, a princípio, não há nenhuma outra área crítica, mas que, se for necessário, poderá haver outras alterações até o dia da prova.
De acordo com o MEC, todos foram avisados das mudanças por telefone, e-mail e mensagem de texto. No dia da prova os locais terão faixas, cartazes e fiscais informando o endereço correto. Se for preciso, o órgão oferecerá transporte gratuito para esses candidatos. No dia da prova os locais terão faixas, cartazes e fiscais informando o endereço correto. Se for preciso, o órgão oferecerá transporte gratuito para esses candidatos.
No Rio de Janeiro, 1.027 candidatos receberam o cartão de confirmação com o endereço errado. Os dois endereços, o certo e o errado, ficam dentro da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Os candidatos receberam o cartão com o endereço da Reitoria (av. Pasteur, 296, Urca), quando o correto era o endereço do Centro de Letras e Artes (av. Pasteur, 436, Urca).


Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário