O que fazer após a primeira prova do ENEM/Vestibular?

Este texto traz dicas sobre o que fazer na segunda etapa e após sair o resultado.

- "Devo contar os pontos das provas?"
Até você fazer as últimas provas (último dia de provas daquela série de provas), recomendo que não, pois uma nota ruim em uma matéria pode fazer você se sentir nervoso ou desmotivado e não ir bem nas provas de outra matéria que ainda terá que fazer.

A Segunda Etapa do Vestibular:

Em algumas faculdades (principalmente as públicas), o vestibular é dividido em 2 etapas, uma etapa inicial com questões fechadas (múltipla escolha), que elimina alguns candidatos, e a segunda etapa, que ocorre alguns dias depois, com questões abertas (com respostas escritas) específicas da área do curso que se deseja cursar.

Algumas dicas sobre como Estudar para a Segunda Etapa do Vestibular:

- A prova da segunda etapa é totalmente diferente (muito mais difícil) do que a prova da primeira etapa. Se você estiver realmente preparado para a segunda etapa pode até achar graça ao vir a prova da primeira etapa. Portanto se você achou que foi bem na prova da primeira etapa não quer dizer necessariamente que irá bem na segunda etapa, por isso estude.

- Também não quer dizer que se você passou no vestibular de uma faculdade menos procurada que passará na segunda etapa. Se passou no vestibular de uma faculdade menos procurada significa no máximo que você vai passar na 1a. etapa, ás vezes nem isso.

- Muitas pessoas dizem que não se deve estudar entre a primeira e a segunda etapa, pois quem tinha que aprender já aprendeu e não há tempo de aprender mais nada. Essa informação é totalmente falsa, nas vésperas da segunda etapa você deve estudar o dia inteiro (umas 4 horas), fazendo exercícios que foram dados nos últimos vestibulares e renunciar a tudo que não for vestibular (tv, internet e etc. nem pensar), no mínimo umas 4 horas de exercício por dia (isto considerando que você também está fazendo cursinho).

- "Que exercícios são esses?"
São os exercícios que foram aplicados nos últimos vestibulares.

- "Devo fazer cursinho na segunda etapa?"
Sim, o cursinho que te incentivará a fazer os exercícios, os corrigirá e te forncecerá uma apostila cheia deles, além de te forçar a acordar e dormir cedo.
Obs.: Se você acabar todos exercícios que foram recomendados pelo professor do cursinho naquele dia e não tiver mais nada a fazer, não hesite em fazer os exercícios seguintes, no final do cursinho sempre acabam sobrando alguns exercícios na apostila que o professor nem chega a recomendar.
Se você acabar todos exercícios da apostila, copie o enunciado para outra folha e refaça-os.
Na segunda etapa o cursinho não te ensinará matéria nenhuma e sim te ajudará a fazer exercícios, que é o que a segunda etapa cobrará.
Se você não puder pagar um cursinho na segunda etapa tudo bem, não deixará de passar apenas por causa disso, mas terá que se dedicar bem mais para compensar. Mas pesquise bem os preços, assim como na primeira etapa existem cursinhos com preços bem mais baratos.

- "Que horário fazer o cursinho?"
No horário da manhã. Pode ser um pouco mais caro em alguns cursinhos mas é melhor, se aproveita bem mais o dia.

- "Quando matricular no cursinho da segunda etapa?"
Você deve se matricular e ir a aula, ás 7:00 do dia seguinte da última prova da primeira etapa. Se você demorar mais do que isso estará jogando tempo fora.
Obs.: Você tem que levar uma foto e identidade

- "Mas como me matricular sem saber se passei para a segunda etapa ou não? Pois o resultado não sai no dia seguinte e pode até demorar semanas".
É um risco que se tem que correr. Conte os pontos e compare com as estimativas (que os próprios cursinhos divulgam), embora elas não sejam exatas, costumam ser uma boa aproximação.
Este tempo que você está esperando para saber se passou ou não é tempo jogado fora.
Se o resultado sair e você estiver matriculado, mas não tiver passado para a segunda etapa, não ligue para os comentários de outros ou se sinta um bobo por ter feito cursinho sem ter passado para a 2a. etapa, pois dois terços dos que continuarão fazendo cursinho na segunda etapa, ainda continuarão o cursinho, farão as provas, esperarão o resultado e acabarão não passando.

- "Onde fazer os exercícios da segunda etapa?”
O melhor é na sala de estudo do próprio cursinho, vá ao cursinho normalmente, almoce por perto e volte para fazer os exercícios.

- Você terá que decorar *todas* as fórmulas das matérias exatas.
Esta é uma coisa que você deveria ter aprendido bem antes da primeira etapa.

- Também não viaje entre a primeira e segunda etapa, é ilusão achar que estudará viajando (fora) o mesmo tanto que se estudaria se não estivesse viajando. Normalmente, quando se viaja, não se estuda nada.
Outra dica: Caso viaje, evite chegar na véspera da prova, isso pode aumentar sua ansiedade. Chegue alguns dias antes.

- Providencie os documentos que você precisará para fazer matrícula na faculdade, até mesmo em escolas particulares eles demoram a liberar alguns dos documentos (cerca de 30 dias), e em algumas faculdades você deve fazer a matrícula logo após o resultado.
Leia o manual do candidato, de cada faculdade, pois cada uma é diferente, e veja o que precisará para fazer a matrícula.

Após o vestibular

Se você passou em alguma faculdade e decidiu cursá-la:
Leia o texto "Na faculdade" (ainda não está pronto, verifique a página principal)

Se você não passou na faculdade que queria:
A única razão pela qual você não passou é porque não estudou o suficiente. Mesmo que o suficiente fosse estudar cerca de 4 horas em casa todo dia (ou até mais que isso), durante o ano todo, você não estudou.

Não adianta xingar as provas do vestibular, falando que é tudo decoreba, pois tive e tenho acesso à provas de vários vestibulares, e (principalmente das mais famosas) são muito bem elaboradas, com todas as questões visando o raciocínio.

Se você diz que era necessário decorar para fazer a prova, que na verdade é aprender, é porque o vestibular é assim mesmo ou então ele seria "um jogo de xadrez" (apenas raciocínio), mas garanto que só passou quem sabia colocar em prática estes conhecimentos, ninguém que só decora passa no vestibular das grandes faculdades.

A única razão pela qual você não passou é porque não estudou o suficiente. Se você não passou por pouco (ficou entre os 20 excedentes, ou até mais) fique de olho no site da faculdade que você tentou para ver se seu nome aparece lá (na lista de segunda ou terceira chamada). Conheço pessoas que passaram na segunda chamada mas não receberam nenhuma notificação em casa, esta parece ser a regra entre várias faculdades.
Fique atento (visite a página da faculdade todo dia) até seis semanas após o início das aulas e no meio do ano.
Neste caso é ainda mais importante ter os documentos às mãos, o prazo para fazer matrícula de segunda chamada é ainda menor que o da primeira, em alguns casos é no mesmo dia da chamada apenas.

A maioria dos aprovados não passa na primeira vez, mesmo aqueles que estudaram em boas escolas particulares e/ou tinham as mesmas notas que você.
Se você se considera um bom aluno e fizer um ano inteiro de cursinho estudando 4 horas por dia em casa, saiba que terá enormes chances de passar no curso/faculdade que quiser. Não disse que é uma certeza, depende de você agir com mais dedicação desta vez.

0 comentários:

Postar um comentário